terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Voleibol - As Faltas

Uma equipa comete falta realizando uma acção de jogo contrária às regras (ou violando estas de qualquer outra forma). Os árbitros avaliam as faltas e determinam as consequências de acordo com as regras:
·   Se são cometidas sucessivamente, duas ou mais faltas, apenas a primeira é sancionada;
·   Se jogadores adversários cometem simultaneamente duas ou mais faltas, é considerada falta dupla e a jogada é repetida.


Faltas de posição
Uma equipa comete uma falta de posição. Se qualquer dos seus jogadores não está na posição correcta no momento do batimento da bola no serviço. Se o servidor comete falta no momento do batimento de bola no serviço, esta falta prevalece relativamente a uma falta de posição mas se depois do batimento na bola, o serviço acaba em falta, é a falta de posição que será sancionada.

Uma falta de posição tem as seguintes consequências:
·   A equipa é penalizada com a perda de jogada;
·   Os jogadores voltam às posições correctas.


Faltas de rotação
Uma falta de rotação é cometida quando o serviço não é efectuado na ordem de rotação. Quando uma equipa comete uma falta de rotação é penalizada com a perda da jogada e a ordem de rotação dos jogadores é rectificada.
Por outro lado, o marcador determinará o momento exacto em que a falta foi cometida e todos os pontos marcados a partir do erro são anulados mas os pontos marcados pela equipa adversária são mantidos.


Faltas no jogo com a bola
Uma equipa comete falta quando toca na bola quatro vezes antes de a reenviar para o campo adversário. Se um jogador, dentro da área de jogo, se apoiar num colega ou numa estrutura/objecto a fim de chegar à bola (toque assistido), assinala-se falta. É também falta quando um jogador não bate a bola e esta é agarrada e/ou lançada (bola retida) ou se um jogador toca sucessivamente a bola duas vezes ou a bola toca sucessivamente várias partes do corpo.


Faltas do serviço
Caso o servidor viola a ordem de serviço ou não efectua o serviço correctamente obriga a que haja uma mudança de serviço mesmo se o adversário estiver em falta de posição.


Faltas depois do serviço e de posição
Se o servidor fizer uma falta no momento do batimento da bola no serviço (execução incorrecta, ordem de rotação errada, etc.) e o adversário estiver em falta de posição, é a falta do serviço que é penalizada mas se pelo contrário a execução for correcta e o serviço vier a ser faltoso (bola “fora”, cortina, etc.), a falta de posição que ocorreu em primeiro lugar é que será penalizada.


Faltas do ataque
São consideradas faltas de ataque quando um jogador ataca a bola no espaço de jogo da equipa adversária, envia a bola para “fora”, um jogador defesa efectua um ataque dentro da zona de ataque, estando a bola completamente acima do bordo superior da rede, se um jogador efectua um ataque em resposta ao serviço adversário, quando a bola se encontra sobre a zona de ataque e completamente acima do bordo superior da rede. Quando o libero completa um ataque, se no momento do batimento a bola está totalmente acima do bordo superior da rede ou se um jogador completa uma acção de ataque quando a bola está acima do bordo superior da rede, sendo esta passada em toque alto de dedos pelo libero colocado na zona de ataque.



Faltas do bloco
É falta quando o blocador toca a bola no espaço contrário antes ou durante a acção de ataque do adversário, se um defesa ou o libero efectua ou participa num bloco efectivo. Blocar o serviço adversário, enviar a bola para “fora”, blocar no espaço contrário pelo exterior das varetas ou um libero tenta um bloco individual ou colectivo constitui falta.

Inês Ferreira

3 comentários:

  1. obrigada, ajudou muito em um trabalho que tenho de fazer. obrigada, novamente.

    ResponderEliminar
  2. muito obg me ajudou no dever de casa ^.^!!!!

    ResponderEliminar